OUÇA – Paris vai até Xangai

por Pedro Zanotto

A Dior de Christian Dior vestiu Eva Perón, lançou clássicos como o perfume Miss Dior e criou o “New Look”. Após a morte de Christian, a grife passou por vários diretores criativos, como Gianfranco Ferré, até chegar em John Galliano em meados de 1996, que re-ergueu a marca, então em decadência. A demissão de Galliano aconteceu em 2011, devido ao comportamento detestável em que teria feito insultos racistas e antissemitas no café La Perle em 2010.
Embora não concorde, de maneira alguma, com o comportamento de Galliano nesse episódio de 2010, vou comentar sobre a trilha sonora da coleção Cruise de 2011, apresentada em Xangai, na China. Há algum tempo tenho o áudio desse desfile, que achei impecável. A inspiração é o Nouvelle Vague (“a nova onda”), movimento do cinema francês da década de 1960. Karlie Kloss abre o desfile com um penteado “a la Bardot” e nos modelos seguintes, o embrião do “street”, com roupas mais urbanas, leves e confortáveis, de uma época em que começava-se a valorizar a cultura jovem e a vida nas cidades grandes. Algumas peças – quase fantasias – trazem jaquetas de couro e chapéus que lembram motoqueiros e policiais, figuras típicas dos cenários urbanos.

A seleção de músicas vem acompanhada pela incrível Orquestra Sinfônica de Xangai, começando por “Love Child”, de Diana Ross & the Supremes. Enquanto Karlie Kloss entra, Diana diz: “Started my life in a old, cold, run-down tenement slum, my father left, he never even married mama. I shared the guilt my mama knew, so afraid that others knew I had no name…”

Depois, o remix de Fred Falke para Heavy Cross, da banda Gossip. A música é do álbum Music for Men e minhas favoritas dele são Pop Goes The World, Men In Love e Love Long Distance.

A transição de Heavy Cross para Acapella, da Kelis, é simplesmente insana: Beth Ditto (vocalista da Gossip) berra enquanto as batidas de Acapella entram e os violinos completam o drama. Minha parte favorita! Achei alguns bons remixes de Acapella: o Dave Aude Remix e o CardioBeats Remix e já vou avisando: o clipe é horrível.

Depois, Not Myself Tonight, do album Bi-o-nic, de Christina Aguilera, também com os violinos. Do mesmo álbum, indico Vanity!

Aí vem Bachelorette pra finalizar… A música, do álbum Homogenic, da Björk, já é dramática o suficiente na versão original, agora imagine com a Orquestra de Xangai… CREIZI! Em vez da versão do álbum, vou compartilhar a que sonorizou o desfile do Alexander McQueen no Fashion Rocks de 2003:

E sabendo que o leitor é baladeiro e lota a casa nos esquentas pré-jogação, montei uma mixtape pra se jogar gotoso com Nina & Carminha!

△△△△△△△△△△△△△△△OUÇA AQUI△△△△△△△△△△△△△△△

E semana que vem, fado!
Beijos pra quem é portuguesa!

Comments
One Response to “OUÇA – Paris vai até Xangai”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Paris vai até Xangai […]



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Artigos & páginas mais populares

%d bloggers like this: